BARRAGENS_ATERROS

Basicamente a palavra aterro é o ato de “pôr terra” para efeitos de nivelamento em projetos de terraplanagem, mas seu real significado se dá pela função que será dada ao terreno.
O aterro costuma ser o destino final de grandes quantidades de terra ou apenas a sua retirada para nivelamento de superfícies que apresentam algum tipo de depressão, crateras ou que estão com nível abaixo ou acima da indicação no projeto de alguma construção. A terra utilizada pode ser proveniente de áreas mais altas do próprio terreno ou de uma área externa.
As barragens são separadas em dois tipos principais pela escolha de material usada para sua construção:
-Erocamento (diques) e Barragem de betão

ATERRO_MACEIO

1.As barragens de enrrocamento (diques) são feitas de material não orgânico escavados da superfície do local onde será construída a barragem. São subdivididas em barragens de terra e de enrocamento (partículas de maior dimensão), embora muitas barragens de enrocamento contenham ambos os tipos. Podem ser feitas subdivisões adicionais, de acordo com o material usado, quanto ao elemento impermeável, por exemplo núcleo central da argila, núcleo inclinando-se da argila ou membrana de asfalto ou reforço de betão.
2.As barragens do betão são feitas de betão cuidadosamente selecionado. São subdivididas de acordo com seu mecanismo de estabilidade.
(a)Barragens por gravidade: estas são os mais simples porque confiam na força gravitacional para opor o momento virador causado pela pressão da água do reservatório. Há também barragens ocas por gravidade, estas requerem menos betão e consequentemente menos custos para a construir. As exigências da fundação são mais críticas. As barragens de contrafortes requerem também mais menos betão do que barragens da gravidade. Os contrafortes suportam a carga do reservatório.
(b)Barragens em arco: estes podem ser construídos todo num só arco grande, medindo os lados do vale e confiando neles para carregar as pressões muito grandes causadas pela pressão da água do reservatório. Este tipo é o mais sofisticado de barragens.
(c)Barragens em arco-gravidade: este tipo de barragem utiliza uma combinação dos dois tipos anteriormente apresentados (gravidade e em arco).